[Liderança]
Orquestrando a transformação do negócio: o panorama tecnológico de 2022
20 de Dezembro de 2023
Você sabia que 88% das empresas planejam orquestrar a transformação do negócio aumentando os seus investimentos em automação de TI e ambientes em cloud nos próximos anos?
Baseado em uma pesquisa com profissionais de TI especializados em automação, o relatório Global State of IT Automation 2022 — resultado de uma parceria entre a IEEE Computer Society e a Stonebranch — destaca os principais benchmarks e tendências tecnológicas para 2022.
As informações levantadas trazem uma perspectiva ampla sobre como automação, DevOps, DataOps, nuvem e tópicos de TI híbrida tendem a convergir cada vez mais à medida que a cloud consolida seu espaço nos mais diversos âmbitos do mercado.
A evolução dos processos de automação de TI nos ambientes híbrido e multicloud
Hoje, ambientes multicloud já fazem parte da realidade de 92% das organizações modernas, o que significa que a grande maioria das empresas atuais usam mais de dois provedores de serviços de cloud pública e automatizam suas transferências de dados entre eles.
Além disso, 46% das companhias atuais afirmam operar em ambientes de TI híbridos — incluindo microsserviços em contêineres e em locais na cloud (pública e privada).
Para enfrentar os novos desafios que este cenário proporciona, como a complexidade de implementação de serviços ou migração entre plataformas, CEOs estão repensando as formas como orquestram o fluxo de trabalho e a transferência de dados entre tecnologias localizadas tanto na nuvem quanto em ambientes locais.
Integrando e orquestrando a transformação do negócio
Diante de tantas inovações, naturalmente, as ferramentas e fontes de dados também têm mudado com uma frequência muito maior, o que levou a 78% dos entrevistados pelo Global State of IT Automation a relatarem a importância da troca ou atualização de tecnologias de seu pipeline pelo menos uma vez por trimestre (senão com um espaçamento de tempo ainda menor).
Essa prática é indispensável para que o seu conjunto de ferramentas de análise, tecnologias de armazenamento e sistemas de origem de dados permaneçam sempre conectados, mesmo em meio a um cenário fortemente marcado pelas constantes mudanças.
Não é por coincidência que a popularidade das plataformas de orquestração e automação de serviços (SOAP) também cresceu exponencialmente nos últimos dois anos — 43% das empresas planejam investir em SOAP até o último trimestre de 2022.
As integrações também são fundamentais para manter um fluxo de trabalho produtivo nos ambientes. Muitas empresas têm estabelecido a facilidade para conectarem sua principal plataforma de automação e orquestração com aplicações de terceiros — além das ferramentas de armazenamento de dados — como um parâmetro crucial para seleção de novos fornecedores de software/serviços em cloud.
A responsabilidade das equipes de TI e a democratização do acesso
Cerca de 93% das companhias contempladas pela pesquisa afirmam ter um time focado em automação de TI centralizada. Isso se deve ao fato dessas empresas acreditarem que equipes maiores e mais focadas contribuem com a democratização dos processos de automação de TI, habilitando ferramentas e padronizando os meios de acesso.
A ideia é garantir que não apenas colaboradores, sócios e gestores usufruam dos benefícios proporcionados pela cloud, mas que essas vantagens também se estendam a parceiros de negócios, clientes e demais stakeholders. Ou seja, é a implementação de ambientes em nuvem, componentes de automação reutilizáveis e promoção de melhores práticas no cotidiano da empresa
A transformação do negócio orquestrada pelas novas tecnologias e soluções ambientadas na cloud é uma realidade que tende a se tornar cada vez mais presente no universo corporativo moderno.
Ferramentas e recursos, como os sistemas e serviços da Engine, têm protagonizado esse movimento de evolução pelo qual o mercado contemporâneo está passando.
Quer receber mais novidades e materiais informativos da Engine diretamente em seu e-mail? Então, assine agora nossa newsletter para se manter por dentro do que há de mais novo no universo da transformação digital!