Transformar o negócio é uma necessidade para qualquer empresa que deseja sair à frente em seu setor, atualmente. E, nesse contexto, as pessoas em posição de liderança nessas empresas têm um papel extremamente importante: assegurar que essa transformação seja bem-sucedida.
O avanço da tecnologia fez com que a Era Digital se tornasse aliada de grandes e pequenos negócios ao redor do mundo, uma vez que possibilitou-se reunir em um único lugar todas as informações relevantes para o negócio, elevando o gerenciamento necessário para melhorar os processos de cada setor a um novo patamar.
Mas, na mesma medida, os desafios dessa transformação são inúmeros, e entre eles está conseguir olhar para cada negócio com olhos totalmente novos, enxergando as possibilidades de inovação e entendendo que o objetivo, aqui, não é meramente “se tornar digital”: é agregar valor para a empresa e seus stakeholders, sejam eles clientes, investidores ou colaboradores.
Outro fator que também pode vir a ser um grande desafio é fazer com que diferentes funções da empresa trabalhem em equipe, rumo a um destino comum, já que isso requer a implementação de novos recursos e a construção de uma cultura de inovação que perpasse toda a empresa, para fazer com que os setores possam atuar juntos, auxiliando no desenvolvimento e na transformação do negócio.
Sendo assim, ter uma visão ampla do negócio, nutrida por diferentes fontes de dados e em diversos níveis de aprofundamento, auxilia quem ocupa esses cargos de liderança a acompanhar as tendências não só do mercado, mas da própria empresa, podendo refletir sobre pontos de melhoria, novos modelos de negócios e, principalmente, a enxergar como esse valor pode ser gerado de dentro para fora.
Investir em tecnologias que ajudem no gerenciamento de dados da organização influencia diretamente no desafio de fazer com que distintos setores e funções trabalhem em conjunto, agindo sobre os processos de cada um deles e tornando a intersecção de responsabilidades mais fluida e consistente.
Isso porque tais tecnologias podem melhorar o desempenho do trabalho realizado pelos colaboradores, prever necessidades e solucionar problemas significativos do negócio, auxiliando, assim, na tomada de decisões em diferentes escalas.
Diante desse contexto, é possível entender a importância da atuação das pessoas em posições de liderança, que estarão a todo momento à frente de cada um desses processos e são os únicos capazes de fazer com que essa transformação termine em sucesso. São elas as responsáveis por decidirem onde e como essas mudanças vão acontecer, auxiliando sua equipe durante toda a jornada e buscando os recursos necessários para que tudo saia de acordo.
Ao mesmo tempo, podemos enxergar a importância de se possuir um sistema que seja capaz de monitorar as etapas e o andamento do plano, fornecendo insights para o negócio como um todo.
Para auxiliar nessas questões, sistemas como o SAP S/4HANA se colocam como um aliado imprescindível, pois atuam exatamente na integração de diferentes soluções e necessidades da empresa para melhorar o gerenciamento de todas as áreas – da Logística e Vendas ao Financeiro.
Para além disso, são sistemas altamente customizáveis e que simplificam a digitalização do negócio, removendo a complexidade da migração para a nuvem, por exemplo, reunindo aquilo que as empresas precisam para se transformar de acordo com o seu ritmo e respeitando as suas particularidades – independentemente do ponto de partida ou da velocidade com que desejam se mover.
Embora esses sejam desafios práticos a serem superados pelos tomadores de decisão, não são os únicos que os líderes da Era Digital encontram em sua jornada de transformação.
É preciso, também, enfrentar o desafio de tornar a empresa atrativa para os principais talentos do mercado, trabalhando em conjunto com o CHRO para reverberar a cultura da organização e transformar o ambiente de trabalho propício para profissionais comprometidos com a inovação.
Essa é uma etapa fundamental para que a transformação do negócio possa acontecer da melhor maneira, pois não podemos nos esquecer de que por trás de toda empresa de sucesso existem pessoas com conhecimentos e habilidades que precisam ser desenvolvidas, encarregadas de levar adiante o propósito da empresa e fazer o melhor que podem, em suas posições, para atingir os indicadores de sucesso do negócio.
Outro desafio que precisa ser considerado pelos líderes é a necessidade de definir e acompanhar a velocidade da transformação do negócio para que seja possível crescer sem que a organização seja comprometida – isto é, sem que as pessoas consigam se adaptar aos novos processos, ou que processos já consolidados deixem de funcionar.
Alta taxa de rotatividade e/ou de churn, por exemplo, podem ser um indicativo de que a empresa não está performando dentro da velocidade estabelecida, e é essencial identificar os pontos de melhoria para que a transformação do negócio não seja enxergada como um obstáculo, mas como uma adaptação necessária.
Certamente, a tarefa mais árdua dos tomadores de decisão é promover uma cultura de inovação que coloque a tecnologia como impulsionadora do valor das equipes, independentemente de seu tamanho.
Afinal, uma pequena equipe de pessoas extremamente talentosas e comprometidas em suas funções pode causar um impacto imenso, mas, para isso, é preciso que seus líderes pensem e desenvolvam a transformação de seus negócios buscando sempre promovê-la para além de si.
Tornar essa transformação parte do dia a dia e da cultura de seus profissionais a transforma em algo mais potente, maior, capaz de estar presente não apenas em um setor da organização, mas em todos eles, fazendo com que o negócio passe a impactar seus clientes de forma natural, através da melhoria de seus resultados e desempenho.
Investir em recursos e sistemas que ajudem líderes a trilhar seus caminhos, facilitando a jornada da transformação e promovendo um ciclo que deve ser seguido sempre, para que tudo continue funcionando em perfeita ordem, é o passo inicial da transformação do negócio.
Usar o avanço da tecnologia a nosso favor, a favor de nossas empresas, há muito deixou de ser uma opção: é uma necessidade. O que precisamos discutir, agora, é como usá-la para solucionar os desafios dos nossos negócios.
Para conhecermos o verdadeiro potencial daquilo que fomos encarregados de cuidar e levar para o próximo nível, precisamos, como líderes, nos adaptar e estarmos abertos a mudar constantemente. Vivemos em um mundo incerto e acelerado, repleto de informações que não somos capazes, sozinhos, de processar e usar a nosso favor.
É aí que entra o grande diferencial do líder da Era Digital: usar a tecnologia para elevar as qualidades humanas de seu negócio. Inovar não é, apenas, fazer algo novo; é saber a hora de fazer algo diferente.
Quando temos esse entendimento, somos capazes de nos tornarmos verdadeiros líderes, habilitados a proporcionar a transformação necessária em nossos negócios.
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