• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    integração-sap

    [ferramentas SAP]

    Integração Power BI e ERP: Como o SAP S/4HANA habilita uma gestão data-driven

    4 de Abril de 2024

    O tempo da tomada de decisões baseada em hipóteses já passou. Graças aos avanços tecnológicos, todas as ações e medidas dentro de um negócio são hoje sustentadas por dados. São eles que possibilitam às companhias fazer uma leitura completa de suas operações e desempenho, além de extrair dessa análise muitas informações e insights relevantes que irão ajudá-las a alcançar seus objetivos - sejam eles estratégicos ou financeiros.

    Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil em 2023 aponta que a tomada de decisões baseada em dados é a área da transformação digital em que as empresas estão mais avançadas. A gestão data-driven, nome dado ao negócio orientado por dados, já é uma realidade eficaz para as companhias, afinal, ela é responsável por aprimorar resultados, segmentar e fidelizar clientes, otimizar a experiência do consumidor e ainda ajudar a empresa a crescer.

    No entanto, muitas corporações que se encontram no início da jornada de transformação digital podem então questionar: como habilitar uma gestão data-driven? Qual a melhor forma de garantir uma análise de dados mais objetiva e precisa? 

    Para essas indagações, o Power BI tem se apresentado como uma resposta satisfatória, que reúne uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores, para possibilitar a organização e a interpretação desses dados.

    No artigo de hoje, veremos como a integração do Power BI e de um ERP na nuvem, como o SAP S/4HANA, pode melhorar as operações, tornar o ecossistema empresarial mais inteligente e impulsionar os negócios.

     

    ERP na nuvem: Porque planejar a integração com Power BI 

    Unir essas duas ferramentas é uma estratégia realmente valiosa para as empresas que desejam elevar a sua análise de dados. Primeiro, porque ao integrar as plataformas, as equipes passam a acessar os dados em tempo real e realizar análises mais completas e eficazes. Segundo, porque essa união também torna toda a tratativa mais simples – além de ser um valioso asset para as empresas, facilitando a criação de uma gestão mais inteligente dos ativos.

    É importante destacar também que o uso de soluções em nuvem no ambiente corporativo não é uma tendência passageira. A pesquisa Business Process Transformation da IDC constatou que, em 19 áreas de aplicação, cerca de 72% das organizações disseram que considerariam ou teriam preferência de usar apenas tecnologias nativas na nuvem. O mesmo estudo revelou que entre os computadores de ERP, a porcentagem dos entrevistados referidos aumentou para 78%, indicando um alto reconhecimento da necessidade da migração para aplicativos mais modernos.

     

    6 maneiras de como o Power BI amplia o alcance do SAP S/4HANA 

    A integração do Power BI com um ERP na nuvem, como o SAP S/4HANA, leva a gestão a outro patamar, transformando a empresa em um negócio mais moderno, dinâmico e inteligente.

    Por meio dessa junção, as equipes conseguem criar dashboards personalizados, visualizar dados através de gráficos e indicadores, automatizar os relatórios e realizar análises preditivas ⎯ que irão auxiliar na identificação de tendências, previsão de comportamentos e antecipação de problemas e oportunidades.

    Abaixo, esclarecemos com mais detalhes 6 maneiras de como o Power BI amplia o alcance do SAP S/4HANA. Veja:

    1. Personalização do dashboard

    É possível customizar o painel de acordo com as preferências da empresa e seus objetivos. Isso possibilita uma coleta de dados mais rápida, geração de relatórios mais ágil e precisa, além de facilitar a definição de KPIs e metas.

    2. Visão 360º dos dados do negócio em tempo real 

    O Power BI integrado ao S/4HANA oferece dados completos e em tempo real. Na prática, isso significa que é possível visualizar os resultados de todos os setores de maneira coerente, visualmente envolvente e interativa, no momento em que acontecem. Dessa forma, os CFOs conseguem ter uma visão ampliada de todas as áreas, validar iniciativas mais facilmente, além de tomar decisões melhores.

    3. Incentivo a colaboração interna

    A união das plataformas também anula a necessidade da coleta e da validação de dados. Com isso, equipes e gestores podem finalmente focar em suas áreas, e se concentrar em novas ideias de negócios.

    4. Monitoramento e alerta móveis enviados para smartphone

    Integração é sinônimo de praticidade. Insights, intercorrências, oportunidades… tudo pode ser detectado por meio de alertas, que são enviados diretamente no celular. Com o monitoramento móvel, a gestão se torna mais simplificada. Assim, uma pessoa que está na Europa, por exemplo, pode ter a visão completa de seus negócios no Brasil, o que otimiza sua administração.

    5. Integração com inteligência Artificial

    Uma das coisas que torna o SAP S/4HANA uma alternativa tão atraente é a sua integração com a IA. Aliado ao Power BI, ele transforma a tratativa dos dados, gerando insights inteligentes, que resultam em respostas mais satisfatórias.

    De acordo com a pesquisa de tendências de mercado da IDC, as previsões apontavam que até o ano de 2025, 50% dos usuários finais iriam alavancar aplicativos com IA incorporada, passando de sistemas de registro para sistemas de planejamento inteligentes. A razão disso é que eles poderiam oferecer atualizações contextuais, indicar problemas e realizar recomendações referentes a transações ou ambientes em particular. 

    6. Aprimoramento dos relatórios corporativos

    Com a junção dessas duas ferramentas, os CFOs obtêm mais do que uma visão analítica qualificada: alcançam informações aprimoradas. Os relatórios são aperfeiçoados, e podem ser compartilhados com todos os stakeholders, gerando mais valor aos negócios.

     

    O passo a passo da integração entre Power BI e SAP S/4HANA

    Para que a integração funcione e a empresa possa desfrutar de todas essas vantagens, é primordial seguir padrões e critérios durante todo o processo de integração. Afinal, trata-se de uma operação minuciosa, que exige empenho e atenção a alguns passos:

    • Preparação dos dados 

    Os dados devem ser preparados antes da integração. Primeiro, é primordial realizar uma seleção criteriosa, identificando as fontes de dados relevantes no SAP S/4HANA. Depois, é necessário realizar sua extração utilizando ferramentas como o SAP HANA Studio ou o SAP Data Services. Por último, é preciso transformar os dados, de modo que atendam  aos requisitos de análise no Power BI.

    • Configuração do Power BI 

    Outro ponto importante é conectar o Power BI às fontes de dados do SAP e realizar a configuração no Power BI, de modo a preparar os dados para a análise e a geração de relatórios.

    • Implementação da integração 

    Para realizar a integração, também é necessária a utilização de conectores específicos do SAP S/4HANA no Power BI. Além disso, é preciso realizar a configuração das atualizações automáticas, para garantir que os dados no Power BI estejam sempre sincronizados com o sistema.

    • Testes e validação

    Por fim, os testes e as validações, para garantir a precisão e a consistência dos dados tanto na integração, quanto nos relatórios gerados. Somente essa verificação pode assegurar que as duas ferramentas estejam devidamente sincronizadas e atendendo aos requisitos do negócio.


    Como vimos, integrar o SAP S/4HANA não só otimiza a análise de dados, como também ajuda a implementar uma cultura data-driven - que auxiliará a empresa a reconhecer padrões, acusar tendências e adotar posturas assertivas frente aos desafios.

    A união dessas soluções gera uma coleta de dados mais rápida, visão ampliada dos negócios, insights em tempo real e monitoramento inteligente de qualquer lugar do mundo.

    Com o SAP S/4HANA e o Power BI, as empresas ganham o incentivo que precisam para potencializar suas operações. No entanto, sua implementação exige muita atenção e critério: para garantir que a integração dessa inteligência seja uma etapa de valor na jornada da transformação digital, é fundamental contar com parceiros que detenham a expertise necessária para realizar todo esse processo com agilidade e assertividade.

    Para isso, a Engine é parceira Gold da SAP e especialista em SAP S/4HANA. Há 13 anos no mercado, ela ajuda empresas a habilitar a gestão data-driven, tornando suas operações mais inteligentes e eficazes.

    Inicie a jornada de transformação digital e habilite a gestão data-driven em sua empresa. Entre em contato com os especialistas da Engine e eleve o seu potencial.


    guia-sap-s-4hana

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄