• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    On premise vs Cloud: qual garante o ROI mais alto?

    12 de Novembro de 2024

    O avanço constante da tecnologia põe os líderes diante de um desafio na hora de escolher a melhor solução, que garanta os melhores resultados, o retorno mais rápido e o menor impacto à rotina da empresa. 

    Na hora de escolher um sistema de gestão, é comum deparar-se com o embate: On premise vs Cloud. A Cloud é a principal tendência, porém, a solução On Premise ainda é a opção de muitas empresas. Para contextualizar, a diferença entre ambos está na essência: o licenciamento On Premise consiste em um datacenter físico, enquanto o Cloud Computing é um sistema operacional disponível na internet, podendo ser acessado pelos colaboradores de qualquer lugar, a qualquer hora. 

    Ainda que os gestores não se sintam confortáveis em adotar a Cloud Computing, com licenciamento On Premise, aqueles que preferem atuar com um datacenter físico também podem garantir a disposição de dados e informações sob responsabilidades dos maiores interessados, trabalhar com mais capacidade de customização e ter um time capacitado para lidar com eventuais problemas.

    Com a Cloud, a infraestrutura necessária é mais enxuta, contribuindo para a preservação de recursos naturais e o avanço de indicadores ESG, além de poupar o usuário de se preocupar com atualizações e com o sistema operacional.  Agora que você sabe a diferença entre ambas as soluções, fica a pergunta: será que alguma delas garante o retorno (ROI) mais alto?

    Cloud oferece, em média, 4x o ROI em relação à On Premise, diz estudo

    Um estudo realizado pelo Instituto Nucleus Research, situado nos Estados Unidos – mais especificamente na cidade de Boston, Massachusetts – analisou 101 relatórios de ROI de empresas divididas entre Cloud e On Premise. 

    Hoje em dia, a Cloud é prioridade entre a maioria das empresas. É inevitável que a pandemia do Covid-19 impactou esse resultado: com ela, a necessidade de adaptação e modernização das empresas se mostrou muito mais urgente. 

    Diante do lockdown imposto mundialmente para preservar a saúde coletiva dos colaboradores, um modelo alocado na internet e acessível de qualquer lugar tornou-se prioridade para manter operações inovando e até mesmo funcionando em seus serviços mais básicos. E, no pós-pandemia, a expectativa do Instituto Nucleus Research é que os bons números relacionados às empresas com nuvem continuem crescendo.

    O retorno mais rápido por investimento, identificado pelo Nucleus Research, se dá por alguns cenários. Na nuvem, a tecnologia de despesa de capital muda para uma despesa operacional, permitindo o home-office e permitindo melhorias na agilidade dos negócios. Além disso, diante da necessidade de implementar produtos e serviços cada vez mais modernos e inovadores, a Cloud também se torna a melhor opção, já que permite implementações rápidas e retorno muito mais rápido. 

    Dentro da análise, está um levantamento entre os ganhos e custos relacionados à solução. Dessa forma, notou-se que o retorno do investimento em Cloud Computing, além de ser mais rápido, é significativamente maior: 4.01x, especificamente.

    Por isso, hoje em dia, não é necessariamente mais uma questão de entender qual solução é melhor ou pior, e sim qual se adapta para responder à altura das mudanças rápidas do mercado e dos consumidores. A estrutura oferecida pelo On Premise tem o seu valor e é por isso que ressaltamos: os grandes datacenters locais não perdem seu valor, principalmente porque muitos gestores querem preservar os investimentos feitos nessas tecnologias em cenários anteriores. A recomendação é deixar de pensar em uma estrutura On Premise vs Cloud e passar a apostar em cenários híbridos, com On Premise + Cloud. Assim, pode-se desenvolver uma infraestrutura que encontre o equilíbrio entre as duas soluções para satisfazer as necessidades do seu empreendimento.

    A tecnologia da nuvem está em constante aprimoração e expansão, amadurecendo principalmente no quesito segurança, um receio que fez com que muitos líderes optassem por manter a estrutura física quando a Cloud surgiu. Porém, especialistas já apontam que hoje em dia manter os dados na nuvem é mais seguro do que dentro da empresa, segundo matéria do Estadão.

    Se você já tem um espaço físico de gestão de dados, o desafio é saber como combinar as soluções em nuvem com a estrutura que você construiu para desenvolver a inteligência de dados do seu negócio. Caso ainda vá escolher um software de gestão, vale correr junto com os rápidos avanços tecnológicos do mercado e apostar no que temos de mais moderno com o Cloud Computing.

    Para descobrir como encontrar o equilíbrio ideal entre On Premise e Cloud Computing, de forma a conquistar os melhores resultados em menor tempo, você pode contar com ajuda e suporte contínuo dos consultores especializados da Engine. Nós analisamos a fundo todos os detalhes do seu negócio, avaliando as reais necessidades e especificidades do seu setor, com o objetivo de propor uma solução assertiva e qualificada.

    Somos parceiros SAP há mais de 10 anos e conquistamos o nosso lugar no mercado como consultoria com melhor retorno de investimento, garantindo implementação 100% remota e em até 6 meses. Ficou interessado? Entre agora mesmo em contato com um de nossos especialistas. É só clicar neste link

    guia-sap-s-4hana

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄