Um dos maiores desafios do gestor financeiro é ter uma visualização abrangente a respeito das movimentações de dinheiro da empresa, de modo que possa controlar as rotinas monetárias, projetar cenários futuros e tomar decisões mais assertivas — por meio de uma previsibilidade pautada em dados concretos.
O fluxo de caixa avançado tem um papel indispensável neste contexto. Contudo, o alto índice de retrabalho, seja por falta de recursos tecnológicos adequados, seja por falha humana, se mostra como um grande empecilho para que esse conceito seja concretizado.
Considerado como uma das mais básicas ferramentas de gestão financeira, o fluxo de caixa possibilita que os gestores tenham uma perspectiva mais ampla e um controle preciso a respeito da saúde financeira da organização, pois além de registrar todas as movimentações realizadas — contas que realmente foram pagas e recebidas —, ele também serve para projetar cenários futuros, o que é fundamental para a tomada de decisões a curto, médio e longo prazo.
Na prática, um fluxo de caixa realizado com suporte de plataformas de tecnologias e expertises adequadas permite que os gestores tenham uma visão estratégica do negócio, já que apontam dados sólidos sobre o que pode acontecer em um futuro próximo em relação a um tipo específico de movimentação, por exemplo, a previsão de despesas dos próximos meses relativa a um fornecedor de insumos específico.
O fluxo de caixa avançado vem para aprimorar os processos relativos às movimentações de capital na empresa por meio de ferramentas e soluções tecnológicas, como o ERP de gerenciamento empresarial, SAP S/4 HANNA e as soluções Engine fornecem
Não é nenhuma novidade, afinal, que a rotina operacional de um gestor de finanças é integrada por processos trabalhosos e detalhistas, que podem demandar tempo e energia de todo um departamento, afetando a produtividade do negócio.
As funcionalidades de automação que o conjunto de soluções Engine contribuem para que a empresa usufrua de um fluxo de caixa avançado na prática, auxiliando nos principais processos e desafios de gestores financeiros, como:
Por mais complexo e burocrático que seja, o trabalho de tesouraria — que integra as responsabilidades relacionadas ao fluxo de caixa — é indispensável para a saúde financeira de qualquer empresa.
Sendo assim, um sistema de gestão que permita a coleta e análise de dados financeiros em tempo real proporciona muito mais flexibilidade para a visualização dos fluxos de pagamentos e recebimentos.
Em outras palavras, o gestor passa a ter uma visão muito mais clara e objetiva sobre o real destino de todo o dinheiro movimentado na empresa, sem precisar perder tempo com lacunas processuais.
Empresas que lidam com fornecedores, clientes, parceiros e demais stakeholders internacionais precisam se manter constantemente atualizadas em relação às cotações de moedas estrangeiras, visto que este é um indicador que impacta diretamente nas finanças da organização.
Um dos benefícios de um fluxo de caixa avançado sustentado por um ERP de gestão empresarial está no fato de que seus recursos evitam equívocos, omissões e atrasos no cadastramento das cotações, já que a solução é munida com um sistema de atualizações automáticas, mantendo os gestores informados sobre juros, taxa Selic, taxas de câmbio e demais índices econômicos suscetíveis a mudanças diárias.
Um sistema que contribui com a organização das operações bancárias de maneira automatizada proporciona muito mais segurança e assertividade tanto na importação quanto na contabilização dos arquivos pertinentes aos extratos da conta corrente corporativa.
Além do mais, as ferramentas do Engine fluxo de caixa avançado confrontam informações processadas por instituições financeiras com lançamentos realizados diretamente na solução SAP S/4 HANA ou SAP ECC já utilizada pela empresa. Ou seja, representa muito mais eficiência e redução de tempo gasto com a conciliação bancária do negócio.
Você consegue imaginar como a gestão orçamentária da empresa poderia ser otimizada se pudesse contar com um sistema capaz de integrar todos os departamentos no processo de planejamento financeiro por meio de soluções SAP S/4 HANA ou SAP ECC?
Dados de suporte obtidos diretamente do SAP S/4 HANNA possibilitam projeções de demonstrativos muito mais precisas, o que além de contribuir com a execução contábil, garante que a empresa cumpra com a legislação vigente de modo automático e completo, atendendo aos mais exigentes padrões de cálculo dos órgãos regulamentadores.
Fazer uma avaliação dos centros de custos é o melhor caminho para que os gestores tenham uma visão real e precisa sobre a saúde financeira da empresa. Muitos especialistas optam por realizar um fluxo de caixa avançado com suporte de ferramentas tecnológicas modernas, como o SAP S/4 HANNA, o melhor ERP de automação ambientado na cloud.
O Engine Fluxo de Caixa Avançado conta com módulos e funcionalidades capazes de automatizar desde as tarefas mais básicas do cotidiano financeiro até os mais complexos e burocráticos processos.
Com isso, os gestores podem contar com recursos para uma visualização intuitiva, como relatórios, tabelas e gráficos, o que é fundamental para a interpretação de indicadores de dados que podem enriquecer as análises orçamentárias do negócio (de custos, de vendas, de produtos etc).
Quer saber mais sobre como os sistemas e serviços Engine contribuem para a implementação do fluxo de caixa avançado no negócio? Então, aproveite e entre em contato com um de nossos especialistas para que possamos apresentar a solução mais adequada à realidade de sua empresa!