• +55 11 3939-0480

    • atendimento@enginebr.com.br

    [Liderança]

    Como o SAP pode acelerar a inclusão digital

    20 de Dezembro de 2023

    Em um mundo cada vez mais moderno e tecnológico, é preciso que os líderes se comprometam não apenas com números KPIs e taxas de produtividade, mas também com os níveis de diversidade e inclusão da corporação. 

    A inclusão digital, pauta cada vez mais discutida na sociedade e, portanto, também entre conselheiros e investidores, tem o objetivo de garantir que todas as pessoas, sejam aquelas Com Deficiência motora, audiovisual ou intelectuais (PCDs) ou pessoas de baixa renda, tenham acesso à tecnologia poder melhorar suas condições de vida e do país, garantindo aptidões necessárias para fazer parte do mercado de trabalho.

    Investir em levar tecnologia às escolas públicas, por exemplo, é uma forma de impulsionar a inclusão digital de um país, capacitando os jovens para viver e, futuramente, trabalhar em uma era totalmente orientada por avanços tecnológicos.

    Além de democratizar o acesso às tecnologias para viabilizar que todos possam disputar o acesso ao mercado de trabalho, uma vez contratados, é importante também zelar pelo ciclo de vida desses colaboradores, trabalhando para reduzir a zero as taxas de preconceito e inacessibilidades que estimulem um ambiente corporativo desigual.

    A inclusão digital no Brasil

    Segundo estudo realizado pela McKinsey, o atual nível de habilidades digitais dos brasileiros está em um nível intermediário, pois lidam melhor com tecnologias básicas, mas ainda têm certa dificuldade com as mais avançadas.

    Estima-se que 50% da população mundial, ainda não têm acesso à Internet. No Brasil, atualmente, esse número é melhor: 90 a cada 100 brasileiros têm internet em casa, segundo o IBGE em 2022, e o número de pessoas que não tem se concentra principalmente em regiões rurais e de extrema pobreza e/ou difícil acesso. Essa parcela da sociedade, ainda excluída digitalmente, está em desvantagem competitiva em relação ao resto da população devido a fatores como infraestrutura precária, baixa renda, falta de incentivo e até mesmo falta de capacidade das pessoas, afirma a pesquisa.

    Porém, isso não significa que a inclusão digital está em total avanço em terras brasileiras: no ano passado, a Lei para contratação PcD completou 30 anos com 50% das vagas exclusivas vazias, sem nenhum avanço nas contratações. Seja preconceito ou falta de capacitação, ambos podem ser trabalhados com a inclusão digital, entre outras ações relevantes.

    São diversos desafios para avançar a inclusão digital, que passam por temas de políticas de distribuição de renda e de educação, mas é importante ter em mente que quanto maior a inclusão digital, maiores as taxas de empregabilidade. Segundo a análise da McKinsey, pessoas com habilidades digitais conseguem procurar emprego com mais facilidade e têm 2x mais chances de serem contratadas para as posições buscadas. Além disso, uma população incluída digitalmente também dispara com maiores índices de produtividade e tem capacidade de gerar novas formas de renda e oportunidades de emprego via o meio digital. Dessa forma, o país tende a se destacar econômica e socialmente perante o resto do globo.

    A SAP acelerando a inclusão digital

    Dentro do ambiente corporativo, o SAP S/4HANA consegue habilitar as empresas a revisarem todo o escopo de trabalho dos colaboradores, criarem avaliações de desempenho e mais processos que permitam uma visão geral do time, abrindo espaço para analisar possíveis lacunas e preconceitos que perpetuam a desigualdade no ambiente.nos próximos cinco anos, mais de 149 milhões de empregos orientados para a tecnologia serão criados globalmente, exigindo capacidade para uma operação à distância.

    Em muitos lugares do mundo, as soluções SAP também foram fundamentais para dar suporte às adaptações das escolas às aulas à distância durante a pandemia do covid-19, ajudando na implementação rápida e ágil de sistemas modernos dentro do ambiente educativo. Foram mais de 119 mil professores treinados por consultores SAP para garantir a inclusão digital dessas escolas e evitar que os alunos passassem mais tempo com grandes perdas de aprendizado.

    Com a tecnologia na alma, a SAP tem as soluções necessárias para acelerar digitalmente diferentes setores e modelos de negócio. A partir de uma análise personalizada, nossos consultores analisam o seu negócio de ponta a ponta para entender quais são as reais necessidades e oportunidades de aceleração a partir dos softwares SAP e então desenhamos uma proposta para começar a transformação digital.

    Somos parceiros Gold SAP há mais de 10 anos e nos posicionamos como a consultoria com melhor relação de retorno de investimento do mercado. A implementação das ERPs são feitas em até 6 meses e de forma 100% remota, com uma abordagem revolucionária que atende a pequenas e médias empresas. 

    Para começar a inclusão digital do seu negócio de maneira segura e assertiva, conte com um parceiro experiente e confiável. Entre em contato agora com a Engine e converse com um de nossos consultores. Será um prazer atendê-lo e posicionar o seu negócio entre os mais inteligentes do mercado.

    Fique atualizado

    Icone Newsletter
    Newsletter Engine

    ˄