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Como um sistema integrado pode aumentar as vendas - Engine Br

Written by Enginebr | Jan 26, 2023 2:00:00 PM

Na sua trajetória profissional, quantas vezes você se deparou com novas estratégias para potencializar vendas sendo frustradas por limitações operacionais? Esse, infelizmente, é um episódio comum na carreira dos profissionais da área de vendas e marketing de performance. Em uma pesquisa divulgada em 2021 no Valor Econômico Carreira, 44% dos entrevistados declararam que a capacitação do time de vendas é um dos principais desafios do negócio.

Uma vez que aqueles que ocupam as cadeiras de investidores e C-Levels conseguem compreender a urgência de uma reestruturação operacional, é comum que passem a buscar no mercado as melhores tecnologias disponíveis para capacitar e modernizar os setores da empresa, principalmente os responsáveis pelas vendas. Não à toa, o mercado global de ERPs registra crescimento constante, e deve atingir US $ 61,96 bilhões em até 3 anos. 

Sejam empresas pequenas, médias ou com operações globais, o sistema integrado oferecido por uma ERP garante maior agilidade e estratégia aos times, incluindo o de vendas, com a automatização de tarefas manuais e acesso em tempo real a dados importantes para revisar estratégias e atrair, converter e fidelizar mais clientes. Com a implementação bem sucedida da ERP na nuvem, por exemplo, torna-se mais fácil:

1. Aumentar as vendas conhecendo melhor o seu público alvo

Com um sistema totalmente integrado, torna-se muito mais fácil a análise cada vez mais granular e profunda dos dados de comportamento do seu público alvo, podendo, assim, oferecer serviços, atendimentos, conteúdos e ofertas personalizados e direcionados às necessidades de cada usuário. A SAP permite, ainda, o uso da Inteligência Artificial, uma das principais tecnologias apontadas pelos especialistas para 2023, com o objetivo de aprimorar a personalização dentro das empresas e aumentar o diferencial competitivo das mesmas. 

2. Interaja melhor com cada um dos seus clientes

Além de oferecer produtos e ofertas personalizadas, o atendimento personalizado é prioridade de mais de 80% dos consumidores, segundo pesquisa desenvolvida pela Dassault Systèms. Implementando tecnologias como o SAP Sales e Service Cloud, a Bosch Rexroth entrou para a lista dos cases de sucesso SAP, registrando mais de 10% de aumento na produtividade em vendas. A crescente personalização também é característica da indústria 5.0, conceito já abordado anteriormente aqui no blog. 

3. Otimização da operação

A partir da automatização e modernização de tarefas operacionais e, muitas vezes, totalmente manuais, permite-se que os colaboradores trabalhem cada vez mais em produtos e projetos de valor para o negócio. Foi o caso da Sybit GmBH, empresa que com a SAP Sales e a SAP Marketing Cloud conseguiu reduzir em 3 horas o esforço necessário para esse tipo de task e, ainda, aumentou em 30% a quantidade de campanhas que foram ao ar no período de 1 ano, atraindo 60% mais leads do que os 2 anos anteriores. 

Outro case de sucesso de clientes que conseguiram reduzir custos e melhorar resultados com soluções SAP é da indiana DTDC, que otimizou tanto o trabalho da operação após a implementação do sistema integrado que subiu em até 1,5x o número de pagamentos gerenciados pelo mesmo número de funcionários.

4. Acompanhe dados em tempo real

Acompanhando os dados em tempo real, é possível identificar em curtos períodos de tempo quais são os produtos mais fortes e mais fracos, dias e horários mais rentáveis, quais produtos precisam ser impulsionados com ofertas e conteúdos exclusivos para impactam a meta, além de identificar rapidamente possíveis erros e problemas que podem puxar para baixo os resultados gerais de sales. 

Vale ressaltar que, junto à implementação de uma ERP, é importante que sejam propostos treinamentos para garantir o total conhecimento do time em relação aos produtos e serviços ofertados pela empresa. E isso não restringe aos profissionais de vendas, não: há muito valor em uma corporação que permite a proximidade com o produto a todos os seus colaboradores, pois isso facilita o trabalho integrado da equipe, focado nas mesmas metas. 

Como você pode notar, são muitos os benefícios inerentes ao investimento na integração via ERPs, e a lista não acaba por aí: com uma infraestrutura moderna e automatizada, também aumentam os índices de satisfação dos funcionários, já que, do ponto de vista da gestão de capital humano, o uso de uma ERP Cloud confere mais flexibilidade e sustentabilidade às operações e, assim como permite que a empresa conheça melhor o seu público alvo, também facilita o acompanhamento das necessidades e feedbacks do corpo de funcionários.

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